Relação de perguntas que são feitas com frequência para a Câmara Municipal de Muniz Freire e suas respostas
Qual é o salário do Vereador?
Os Vereadoress recebem o subsídio mensal, sem 13º ou 1/3 de férias.
Valor dos subsídios:
Presidente: R$ 6.000,00
Vereadores: R$ 4.390,00
Quanto é a verba para gabinete de cada Vereador?
Na Câmara Municipal de Muniz Freire atualmente não há verba de gabinete.
Quantos assessores podem ser nomeados por Vereador?
A Câmara Municipal de Muniz Freire possui em sua estrutura:
- 01 cargo em comissão de Assessor de Gabinete da Presidência
- 08 cargos em comissão de Assessor de Gabinete de Vereador, sendo um para cada Vereador
A nomeação dos cargos é realizada pelo Presidente da Câmara através de indicação de cada Vereador.
Atualmente, por questões econômicas, nenhum dos cargos está provido.
Quais os benefícios disponibilizados aos Vereadores?
O Vereador o Município de Muniz Freire não recebe nenhum benefício financeiro a não ser o próprio subsídio.
Qual é o limite para custeio de celular para Vereadores?
Os Vereadores não têm celular custeado pela Câmara de Muniz Freire.
Quantos carros à disposição dos Vereadores (se alugado, qual o valor)? Qual a cota de gasolina?
A Câmara de Muniz Freire não disponibiliza nem carro, nem combustível para os Vereadores.
Qual o valor das diárias?
A Câmara de Muniz Freire não disponibiliza diárias para Vereador.
Quantos dias de férias e/ou recesso ao ano?
O recesso parlamentar ocorre:
- Entre os dias 16/12 de um ano a 31/01 do ano seguinte
- Entre os dias 31 dias do mês de julho
Quantos Vereadores há na Casa?
09
Qual é o valor do orçamento anual da Câmara?
O orçamento previsto para 2017 é de R$ 2.272.000,00.
Qual é o valor que a Câmara recebe como repasse financeiro?
Atualmente o repasse financeiro anual para a Câmara é correspondente a 7% de determinadas receitas efetivamente arrecadadas no Exercício anterior + valor com inativos.
No corrente ano o valor desse repasse está previsto em R$ 2.274.637,08.
Quantas sessões plenárias são realizadas por semana?
Há três tipos de sessões plenárias:
- Ordinárias: segundas-feiras - 18h
- Extraordinárias: podem ser realizadas a qualquer dia e hora, dependendo da necessidade em relação às proposições a serem apreciadas.
- Solenes: destinam-se a homenagens. Podem ser realizadas a qualquer dia e hora
O que é Comissão?
Comissão é um órgão técnico, composto de Vereadores, destinado a proceder a estudos, emitir pareceres especializados para orientação do Plenário, realizar investigações e representar o Legislativo.
O que é Comissão Permanente?
Comissão Permanente é aquela que atua permanentemente e de acordo com as atribuições definidas no Regimento Interno.
O que é Comissão Parlamentar de Inquérito?
Comissão Parlamentar de Inquérito ou CPI é uma comissão temporária que tem por função realizar inquéritos, de acordo com a Lei Orgânica municipal e o Regimento Interno
O que é Mesa Diretora?
A Mesa da Câmara, com mandato de 02 (dois) anos, compõem-se de 03 (três) cargos: Presidente, Vice-Presidente e Secretário, com competência para dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e auxiliar no que lhe for delegado nos serviços administrativos da Câmara.
O que é Ordem do Dia?
Ordem do Dia é a parte da sessão plenária destinada a discussão e votação de proposições.
O que é parecer?
Parecer é um documento pelo qual uma Comissão relata, examina e opina conclusivamente sobre uma matéria.
O que é pauta da Ordem do Dia?
Pauta da Ordem do Dia é o documento prévio que discrimina as matérias a serem apreciadas nessa parte da sessão plenária.
O que é processo legislativo?
Processo legislativo é a sucessão de atos realizados para produção de normas jurídicas.
O que é quorum?
Quorum é o número mínimo de Vereadores presentes necessário para a realização de sessão ou reunião de comissão, ou para realização de votação.
O que é recesso parlamentar?
Recesso parlamentar é a interrupção temporária dos trabalhos legislativos, realizada no período definido no Regimento Interno.
O que é Regimento Interno?
Regimento Interno é a norma jurídica que regula o funcionamento da Câmara Municipal.
O que é sessão extraordinária?
Sessão plenária extraordinária é aquela realizada em dia ou hora diferentes da sessão plenária ordinária para tratar exclusivamente dos assuntos que motivaram a convocação dos parlamentares.
O que é sessão plenária solene?
Sessão plenária solene é aquela destinada à instalação da Legislatura, posse do Prefeito e do vice-prefeito, ou à realização de comemorações ou homenagens.
O que é tramitação?
Tramitação é o curso de uma proposição legislativa de acordo com as normas constitucionais e as estabelecidas pelo Regimento Interno.
Quem pode solicitar as informações?
Qualquer pessoa natural ou jurídica tem legitimidade para apresentar pedido de acesso à informação.
Como posso fazer um pedido de acesso à informação?
O pedido de acesso à informação pode ser oficializado junto ao próprio site da Câmara, no item E-SIC, ou no Setor de Protocolo da Câmara. As normas concernentes a tais pedidos estão estabelecidas pela Câmara Municipal através da Instrução Normativa (IN) SSG 002/2017.
Que setor é responsável pelo recebimento e encaminhamento do pedido de informação?
É o Sistema de Ouvidoria, que emitirá o número de protocolo e o encaminhará à Secretaria ou Órgão que disponha da informação requerida
Qual é o prazo de resposta às solicitações?
O prazo de resposta é de 15 dias. Este prazo poderá ser prorrogado por igual prazo, desde que devidamente informado ao requerente, justificando e consubstanciado-se a impossibilidade do não atendimento do requerimento no prazo inicial.
O prazo será contado a partir da data do protocolo no site ou no Protocolo da Sede da Câmara.