Moção de Aplausos e Elogios Nº 009/2024

No dia 29 de maio de 2024 foi entregue no Plenário da Câmara Municipal de Muniz Freire a Moção de Aplausos e Elogios nº 009/2024 que tem a finalidade homenagear e retribuir a equipe denominada "Trilha de Formiga", composta por cerca de trinta membros, um grupo de pessoas que praticam o “Trekking” (caminhadas) pelo município de Muniz Freire e municípios vizinhos.

Toda ação teve origem, ainda no ano de 2019, quando o comerciante e proprietário da Farmácia Barbosa, o Sr, Francisco Barbosa Filho, mais conhecido como o "Chiquinho da Farmácia" iniciou a prática do "trekking" (caminhada).

Antes desse período já praticava o ciclismo, que conforme por ele relatado contribuía na qualidade de vida saudável, e como estava de sobrepeso, o esporte contribuiu ainda para eliminar diabetes, hipertensão, glicose alta, doenças hepáticas etc.

Por atuar na área da saúde, entrou em processo de dieta para cuidar mais do corpo e consequentemente da mente. Assim sendo, começou a usar a rede social para alertar as pessoas a cuidarem da saúde corporal através da prática esportiva. Com experiência adquirida no comércio farmacêutico, percebeu que através da prática de atividade física muitas doenças poderiam ser evitadas, e consequentemente não precisariam de tomar uma elevada quantidade de medicamentos.

O primeiro companheiro de caminhada foi o Gê Ribeiro, e continuamente divulgavam a prática saudável do esporte, principalmente do montanhismo. As imagens e mensagens das caminhadas, com a divulgação das regiões visitas atraiu cada vez mais praticantes que passaram a, periodicamente realiza-las. Seja aos finais de semana nos turnos matutino e vespertino, ou no período noturno. A prática do trekking, aliada as belezas desvendadas do nosso município contribuíram para que a missão fosse também estendida para os municípios circunvizinhos, entre eles: Alegre, Castelo, Conceição de Castelo, Venda Nova do Imigrante, entre outros explorados. Neste ano o grupo completa cinco anos de atividades juntos.

Atualmente as jornadas planejadas se tornaram um hobby para se conhecer lugares encantadores, tanto do município de Muniz Freire como dos que nos circunvizinham. Porém, a principal essência da pratica de caminhada consiste numa melhor qualidade da saúde e bem estar pessoal. Diante da inegável contribuição desse grupo para o estimulo da pratica saudável da atividade física, aliada à divulgação em redes sociais dos encantos e belezas do município de Muniz Freire e dos circunvizinhos que, muito deles fazem parte do Caparaó Capixaba, outro cenário que estimula o turismo e a circulação de divisas em nosso município e demais do estado do Espirito Santo, nada mais justo que esta Egrégia Casa de Leis, atribua aos participantes da "Equipe Trilha de Formiga" uma Moção de Aplausos e Elogios aos que efetivamente engrandecem e enobrecem o município de Muniz Freire.

A atuação da equipe chamou a atenção imprensa regional, o jornal Aqui Noticias publicou uma matéria sobre o assunto, noticiando as façanhas do grupo. Segundo eles, a "Equipe Trilha de Formiga não se limita a ações em meio a natureza. Nestes cinco anos de criação, o grupo já realizou também diversas ações sociais". Já doaram bicicletas para as crianças da A.A.C.A.M. (Casa Lar), também doaram alimentos e roupas para quem necessita. Enfim, estão sempre ajudando a quem precisa. Como eles mesmos se intitulam, são uma grande família. A participação do grupo tem chamado à atenção da população por onde passam. Uniformizados e organizados, cumprem rigorosamente os trajetos programados. Assim sendo, destacamos os seguintes nomes que sobre a batuta do pioneiro Francisco Barbosa Filho, exploram o nossos rincões e regiões vizinhas, divulgando suas belezas e praticando o esporte saudável, fazem por merecer esta honrosa homenagem: Chiquinho Barbosa, Georgison Ribeiro (Gê),Silvana Guedes, Igor Jardim, Elza Barbosa, Claudio A Ferreira, Vinícius Caçador, Luiz Carlos Pastore, Nivalda Manhone, Marineia Pastore, Kelen Morgado, David Soares, Lucas Dettmann, Luana Queiroz, Natália Pim, Caio Waleff, ítalo Arêas, Laís Gomes, Márcia Gomes, Heliene Aparecida da Cruz, Meirielly Caus Pattuzzo Guimarães, Elvis Ferreira, Alex Aguiar de Souza, e Alex Dias Carlos.

A Moção, de autoria do vereador Agenor Favoreto Filho, foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 15 de maio de 2024.

Veja as fotos aqui.

Data de Publicação: quarta-feira, 03 de julho de 2024