As ações do Novembro Azul, desenvolvidas pela Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, constituem uma oportunidade para sensibilizar homens, gestores e profissionais de saúde sobre o autocuidado e cuidado integral da saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Toda a estratégia de comunicação se baseia na promoção, proteção e prevenção para saúde integral da população masculina.
Assim, o mês de novembro ainda se destaca como um o mês de conscientização sobre os cuidados abrangentes com a saúde da população masculina. A Coordenação de Atenção à Saúde do Homem sugere aos gestores e profissionais da área a implementação de atividades voltadas para a saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violência e acidentes, além da promoção de hábitos saudáveis, como forma de aproximação e vinculação com os homens do território.
Além das ações desenvolvidas nos meses de agosto e novembro, a Coordenação de Atenção à Saúde do Homem promove, ao longo do ano, iniciativas para qualificação de trabalhadores e gestores da saúde, direcionadas à promoção da saúde, prevenção às doenças, prevenção de violências e acidentes. São oferecidos espaços de debate e reflexões por webconferências, webpalestras, conferências, seminários, simpósios, palestras, cursos, lives, rodas de conversa. São criados espaços de debate e reflexão, tanto presenciais quanto virtuais. A ideia é levar a agenda da saúde do homem para ambientes onde estes homens estão, e para locais onde discussões pertinentes acontecem, seja dentro do Ministério da Saúde, seja no âmbito interministerial ou intersetorial, mas especialmente com a sociedade civil e nos movimentos sociais.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-do-homem/novembro-azul
Data de Publicação: quinta-feira, 07 de novembro de 2024